O mesmo de sempre.

Janeiro de 2008

A imprensa especializada tem noticiado que deveremos manter, em 2008, uma taxa de crescimento semelhante a do ano passado. A partir desse balanço positivo, nos lançamos rumo ao ano novo com os doces ventos do otimismo enfunando as velas rotas e remendadas deste sofrido mercado. E partimos, mais uma vez, por mares nunca dantes navegados, invocando as malcheirosas ninfas do Belém, em busca da inspiração necessária para produzirmos idéias capazes de cruzar o Atlântico e fazer bonito em Cannes.

Sendo um pouco menos épico, se atravessarmos o ano com os clientes na casa, os salários depositados em dia e os jobs entregues no prazo, já está de bom tamanho. Se incluídos na Archive, short list em Nova Iorque ou Londres, melhor ainda. Nem é preciso citar o Colunistas e o Clube de Criação do Paraná, porque neles temos o dever de premiar. Porém espetacular mesmo seria entrar no anúário do Clube de Criação de São Paulo.

2008 - Ano do rato no horoscópo Chinês, olímpico em Pequim, bisexto no calendário gregoriano, regido por Marte na astrologia e Ogum no candomblé. Em 2008, não trabalharemos tanto em feriados, uma vez que os dias da Independêcia, Nossa Senhora de Aparecida, Finados e Proclamação da República caeam no sábado ou domingo. Nos finais de semana, entretando, haverá expediente normal nas agências.

Pensando bem, não há muito o que dizer sobre um ano que mal começou, é sempre a mesma conversa. Falando nisso, até o Carnaval 2008 vai colaborar com nosso enredo otimista, caindo na primeira semana de fevereiro. Segundo os economistas, isso antecipa a retonada dos negócios. O verão mais curto, embora possa perturbar ações sazonais, faz como que o ano econômico começe mais cedo. Difícil é engolir essa tese em um país com mais de sete mil quilómetros de costa, mas sempre pega bem um pouco de sisudez engravatada no meio dessa luxuriante nudez tropical que é o verão brasileiro.

A imprensa também destaca os jogos de Pequim como alavancador das verbas publicitárias a índices olímpicos, para nossas pastelarias regionais não acredito que os jogos forneçam nada a mais que alguns bons motes para o varejo. Por outro lado, as eleições municipais vão chegar em boa hora, acrescentando sempre uma verba a mais aos bolos regionais. E novamente a estrela, em termos de crescimento projetado para 2008, será a internet, que deve representar cerca de 4,5% de toda a verba publicitária, segundo estudo do IAB Brasil. Finalmente, só o fato de começarmos o ano sem a CPMF já produz aquela sensação boa de que, de repente, pode dar certo.

Acho que é isso. Previsões e tendências, o mesmo de sempre. Espero que ao menos tenha sido chato o suficiente para motivar alguém a escrever sobre algum assunto mais interesante.
Portfolio ...|... Revista ...|... Below ...|... Jornal ...|...Design...|... Contato ..|..Alltype..|