Ah! Nossas secretárias

Talvez nenhuma profissão dependa tanto da secretária como a nossa.

Nesses vinte e poucos anos (vinte e poucos fica bom; passa experiência sem passar antiguidade) de profissão já andei por umas quinze, talvez mais, agências (a imprecisão é intencional; ressalta a diversidade) e me relacionei com outras tantas. Convivi, nesse tempo, com os mais diversos modelos de agência podendo, com segurança, dizer que em todos eles a figura da secretária foi sempre essencial. Sem elas nossas organizações seriam desoganizações.

Além disso Dia da Secretária rende uns anúncios bem legais:

Hoje, lembre -se de quem nunca deixou você esquecer.

Você vai ter que escrever o cartão sózinho.

Para quem você vai pedir para encomendar as flores?

Se você esquecer, ela lembra.

Sabe que dia é hoje? Só não pergunte para sua secretária.

Tudo igual, não é? Parece fácil, mas vai fazer. O problema desses anúncios é que os approachs são sempre os mesmos. Porque o conceito está cristalizado na nossa mente, ou seja, secretaria é aquela agenda viva que possui um zelo quase maternal pelo chefe. Se tentamos torná- la um pouco diferente esbarramos no preconceito, não menos cristalizado, da amante, daquela que senta no colo.

Acho que todo mundo concorda que o nosso público não é nem um, nem outro desses modelos. Então que tal trabalhar com a verdade, em vez de amarrar-se a um padrão hipórcrita que desconsidera o lado erótico, tentando dissimular nossas fantasias masculinas?
Será que dá? Não sei, podemos tentar.

Por que fazemos mais anúncios para o Dia da Secretária do que para o Dia do Contador? Por dois motivos. Primeiro, a secretária é a responsável pela agenda não só dos executivos mas, às vezes, de departamentos inteiros, sua importância para quem relaciona-se com a organização, um fornecedor por exemplo, é fundamental. Sob esse aspecto ela é altamente presenteável. É o clássico: No Dia da Secretária dê tal produto pra ela. Por outro lado, ela é usuária e muitas vezes decisora de compra de uma série de produtos e serviços, que vão desde passagen aéreas até clips, sendo portando merecedora da homenagem dessas todas essas empresas. Nossa! Está parecendo papo de marketing, me enrolei todo.

A idéia era só homenagear as secretárias que trabalham em agências de propaganda.
Agradecer honestamente pelas passagens conseguidas de última hora (de preferência para Congonhas).
Por todas as inscrições em prêmios fora do prazo.
Pela sua capacidade em traduzir nossos garranjos.
Por sua intuição e lealdade.
Sobretudo, por seu apaixonado profissionalismo.
Não é muito simples traduzir toda essa frenética atividade num titulozinho, que não seja muito papai mamãe, e, que demonstre nosso sincero respeito por vocês.
Acho que tenho um, espero que vocês gostem:

COMO SÃO BOAS AS NOSSAS SECRETÁRIAS.

Setembro de 2000
Portfolio ...|... Revista ...|... Below ...|... Jornal ...|...Design...|... Contato ..|..Alltype..|