Cannes et circencis

Oitenta e poucos, começando a perder a década.

1- Walter Clark produz Corus Line em São Paulo, o clássico espetáculo da Broadway que, na época, mobilizou o cenário artístico brasileiro. Da seleção participaram, atores consagrados e iniciantes. No elenco figurava o veterano J.C Viola ao lado da iniciante Cláudia Raia.

2- Solano Ribeiro o criador e diretor dos antológicos festivais de MPB da Record, de volta da Alemanha, monta uma produtora de comerciais.

3- Carlos Ivan Siqueira inaugura a Expressão Brasileira de Propaganda, a house agency da Varig.

Na sala de reunião octagonal da agência o filme Non Stop Show faz sua estréia: dirigido por Solano Ribeiro, o elenco da peça Corus Line apresenta uma coreografia adaptada, ao som de uma trilha no estilo do musical americano, composta pelo lendário Xaxa Messina, criador dos inesquecíveis gingles da "VARIG, VARIG, VARIG". Sucesso total. E nos dias seguintes o comercial provocou tamanho entusiasmo que o Ivan autorizou inscreve-lo em Cannes.

Naquela época, é bom esclarecer, o festival era visto como o primo consumista do tradicional festival de cinema, portanto os diretores e produtores da indústria de filmes publicitários eram o público prioritário, mais até, acredito, que os profissionais de agência.

Solicitada a inscrição do filme ao administrativo, a agência retomou ao seu dia-a-dia de urgências. Meses depois, no entanto, um telefonema iternacional iria quebrar a rotina. Da costa francesa, falava o Nelson, atendimento da produdora.
Tinha ido para Cannes, para representar os realizadores, e para sua surpresa nada do filme ser apresentado. Indignado, nosso enviado havia rodado a bahiana junto a organização do festival. Não se sabe bem em que língua ele se expressava, o fato é que nenhuma explicação para a ausência do material era capaz de convence-lo não tratar-se de uma conspiração contra sua produtora, o Brasil e em útima análise, contra todo o Terceiro Mundo. Por isso resolveu ligar, talvez o material tivesse se extraviado, quem sabe?

- Fica frio, Nelson, vamos ver o aconteceu. Ligue daqui a uns quinze minutos.

Aconteceu que, a inscrição foi pedida para o administrativo, na época um profissional vindo da auditoria da VARIG e conhecido por sua austeridade na gestão dos recursos da companhia, que achou muito caro o preço da inscrição e deu o assunto por encerrado.

Passados os quinze minutos, toca o telefone, era o Nelson. Tiro par ou impar com o Nicolleti, ganho.

- Você dá a noticia Nicolleti.



Junho de 2001
Portfolio ...|... Revista ...|... Below ...|... Jornal ...|...Design...|... Contato ..|..Alltype..|