Ideias que funcionam.

Peço licença para emprestar o tagline da OpusMultipla, mas é para uma boa causa.

Há 25 anos, estreava o filme 1894 da Apple e que, ainda hoje, é considerado como o maior filme publicitário de todos os tempos. Exagerada ou não, a classificação confere ao comercial a sua real importância e o insere em todos os halls of fame da comunidade da propaganda.

A ficha técnica.

O filme, estreou dia 22 de janeiro, no intervalo da transmissão do Super Bowl, a maior audiência da TV americana. A agência da Apple era a Chiat/Day. O roteiro foi criado por Steve Hayden e Lee Clow, custou US$1,5 milhão, foi dirigido por Ridley Scott e aprovado por Steve Jobs.

A idéia.

O roteiro se baseia na sociedade oprimida descrita no romance 1984 de George Orwell. Um regime autoritário em que a tecnologia e as máquinas estão a serviço do Big Brother. A história do comercial narra uma atitude revolucionária, vivida por uma loura em trajes de maratonista, que vai contra tudo isso. Fechando o filme, a assinatura faz o link entre o lançamento do Macintosth e a referência profética de Orwell: Em 24 de janeiro a Apple vai lançar o Macintosh. E você vai ver porque 1984 não será com “1984”.
Se você não viu ainda clique aqui, se você que rever clique aqui.

A repercusão.

Com apenas essa inserção, o comercial “1984” obteve milhões de dólares em mídia espontânea por todo o mundo. Além de posicionar a marca Apple como uma empresa revolucionária e inovadora - posicionamento que mantém, coerentemente, até hoje.

A lição.

Reduzir todo esse case espetacular a apenas uma ideia é exagero. Porque, na verdade, são várias boas ideias. Por exemplo, exigir Ridley Scott dirigindo já é uma grande idéia. Veicular no Super Bowl é outra, por sinal, cara pra cacete. Lançar o Macintosh depois do barulho do comercial, é uma terceira idéia, que deve ter envolvido distribuição e logística.

Por outo lado, tudo começa com uma grande idéia. E, acredito, uma das medidas de uma ação brilhante não é apenas o seu charme criativo, mas também a sua capacidade de comportar estratégias, informações e posicionamentos sem deixar de ser ideia.

Acho que essa é a ideia. E tem funcionado.
Portfolio ...|... Revista ...|... Below ...|... Jornal ...|...Design...|... Contato ..|..Alltype..|