É hora do lanche que hora tão feliz. Queremos Biscoitos São Luiz.

Mesmo quem não cresceu naquela época, já ouviu a musiquinha dos Biscoitos São Luiz. Era a trilha musical de um comercial que vendia a Lancheira São Luiz, que nada mais era que uma caixa de bolacha com alça, mas fazia muito sucesso. E quem diria que algumas décadas depois as companhias de alimentos tivessem que rever radicalmente suas estratégias comerciais focadas no público infantil?

Recentemente, a Nestlé começou a divulgar a sua nova política de comunicação para a publicidade infantil, resultado do protocolo EU-Pledge, firmado entre as maiores marcas de alimentação do mercado em dezembro de 2007, em Bruxelas e que passou a vigorar após 31 de dezembro de 2008.

Segundo o release (download) da EU-Pledge, divulgado imediatamente após assinatura do compromisso “o movimento segue os recentes apelos da Comunidade Européia feitos às Companhias de Alimentos para auxiliarem os pais na escolha de um estilo de vida e alimentação adequados às crianças.”

Assinaram o acordo: Burger King, Coca-Cola, Danone, Ferrero, General Mills, Kellogg, Kraft, Mars, Nestlé, PepsiCo and Unilever.

A participação e o envolvimento das companhias é voluntário e cada uma tem as suas próprias comissões para tratarem da questão. No entanto, se comprometem a seguir duas promessas básicas:

1 - Não fazer propaganda para crianças com menos de 12 anos, na TV, impressa ou internet, exceto para produtos que tenham suas qualidades nutricionais baseadas em evidências científicas comprovadas e/ou aplicadas em orientação nutricional, nacional e internacionalmente.

2 - Não fazer ações promocionais em escolas, salvo quando houver solicitação da administração ou quando se tratar de atividade com propósito educacional.

Pergunta ingênua de quem já ganhou uma Lancheira São Luiz no programa Pullman Jr.
Não seria mais fácil, lógico e ético fabricar produtos mais saudáveis?
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