Só mais um kilozinho no peso Brasil

Na web somos como embalagens PET: sem conteúdo só prestamos mesmo para poluir o ambiente, enfeiar a paisagem e gerar lucro para pessoas igualmente ocas. E se considerarmos a relevância nutricional da maioria dos produtos que as PETs transportam, a metáfora pode muito bem ser extendida ao conteúdo que produzimos: muito açúcar e pouca vitamina.

Alguns pensadores mais lúcidos e menos deslumbrados, como o auxiliar de contabilidade Valdomiro, já haviam previsto que quando a rede mundial começasse a bombar por aqui o nível ia despencar na mesma proporção. Era inevitável, segundo ele. Triste? Um pouco, mas na terra dos contrastes, essa pequena deficiência não tem peso nos indíces de desenvolvimento, no ranking da cultura e muito menos no avanço da rede.

É só mais um kilozinho no peso Brasil. Só mais fardozinho para atrasar ainda mais a nossa jornada rumo ao mundo civilizado.

Nem só de texto vive o texto

O startup do iMac soa como o canto de um galo de silício, anunciando mais uma aurora digital. Num instante, o espaço está transbordando megahertz, ultravioletas e cafeínas. Mais um dia começa: normal e, convencionalmente, feliz.

"O leão nosso de cada dia nos dai hoje" - o mantra matinal pronunciado em tom solene, "pero sin perder la ternura", costuma dar sorte - isso prova, de uma vez por todas, que o que vale é a intenção.

Por outro lado, as tentativas de fazer do mundo um lugar melhor, têm mostrado exatamente o contrário. Separar o lixo, dar bom dia, essas coisas, não estão funcionando muito bem, apesar da sinceridade da intenção...

Maçã/n.

O documento se abre receptivo. Seu estado transmite a urgência formal das coisas inúteis e mal remunaradas.

Parágrafos menores, cada vez menores, nem as embromations funcionam mais. Não há frase feita, lugar comum, conceito batido, idéia surrada ou trocadilho infame capaz de encher a linguíça magra do discurso vazio.

Não existe oração, por subordinada que seja, que se preste a dizer nada a respeito de coisa nenhuma, nem jogo de palavras que se acomode nos encaixes mal recortados da informação inútil.

Não dá para concluir nem sintetizar...Nem só de texto vive o texto.

Multiplataformes são as sandálias do nosso século

Quem sabe, com o passar do tempo, até as nossas incuráveis ansiedades acabarão se incorporando à realidade online, multiplataforme e convergente, a qual estamos nos habituando meio sem querer nem resistir.

Imagine de que forma as cabeças de outras épocas lidariam com as conexões que nos entrelaçam como caranguejos num balaio. Às vezes, parece que estamos alimentando um organismo de muitas patas e nenhuma asa, um monstro mitológico gerado no útero fértil da cultura tecnológica.

Foi-se o tempo em que se podia ser só ou mal acompanhado. Em que convidava-se para sair e não para comunidades com centenas de perfis mais ou menos familiares; em que grupos se divertiam improvisando barricadas e correndo da polícia, e que conexões eram assunto exclusivo dos serviços secretos oficiais.

Nada contra a modernidade, o conforto e a tecnologia. Nenhuma objeção ao 3D, ao HD ao WiFi. Enfim, chegou a esperada era em que vulgares e avatares ocupam o mesmo espaço no tempo. No delírio virtual há lugar para o pop e o erudito, para o comum e o maldito.

Bem-vindas todas as formas de inteligência eletrônica que contabilizam genes, calculam impostos e produzem arte. Por outro lado, tudo contra a mediocridade, tolerada com uma passividade perturbadora para um século que mal começou a andar.

"Infeliz quem nega o seu tempo e tolo quem o venera", declarou o ambulante sino-brasileiro enquanto preparava yakisoba na saída do Metrô.

20 anos de Photoshop

da Folha
O software de edição de imagens Photoshop completa 20 anos nesta sexta-feira (19), com celebrações buscando reunir aqueles que o desenvolveram, segundo informou o site TechRadar na quinta-feira (18).

Alvo de polêmicas relativas à manipulação de capas das revistas, o software é sinônimo de edição de imagens. A França cogita uma legislação que advirta consumidores acerca do retoque de imagens.
Portfolio ...|... Revista ...|... Below ...|... Jornal ...|...Design...|... Contato ..|..Alltype..|