O que seria do mundo da propaganda?

Outro dia, estava mostrando a pasta em uma agência e acabei me lembrando de uma história que ilustra bem o movimento que a propaganda andou fazendo nos últimos anos.

Foi mais ou menos assim.

Uma agência estava à procura de um cara de criação, com alguma experiência, para assumir a supervisão do seu braço de BTL - cuja operação tinha alguns gargalos na demanda e conflitos entre áreas. Nada muito grave mas, dependendo do gestor, poderia virar um inferno.

Bem, procura daqui, procura dali. Pergunta pra um, liga pro outro e nada de surgir o cara certo. E o tempo passando, sabe como é: aquilo que era um probleminha vai virando o caos na terra.

É aquela história, se cobrir é circo e se cercar hospício, manja? Na verdade, não era isso tudo. Nunca é, mas o que seria do mundo da propaganda sem a tradicional overdose de stress e cafeína?

Uma providência tinha que ser tomada, antes que a casa caisse. Nunca cai, mas o que seria do mundo da propaganda sem a paranóia crônica?

“Tem um cara”, alguém lembrou. Era um cara conhecido, gente boa, profissa. Um cara de propaganda é verdade, mas hoje tudo é ideia – internet, marketing direto, promoção, viral, guerrilha, ativação, PDV, sampling, telemarketing, mobile - tudo é ideia.

“Vamos resolver essa semana, se não vai dar merda”, determinou a diretoria. Nunca dá, mas o que seria do mundo da propaganda sem o desespero básico?

Convite feito, grana acertada, mais vale refeição e assistência médica - essa coisas todas que no fim não são coisa nenhuma - , só faltava um detalhe. Sempre falta um detalhe, mas o que seria do mundo da propaganda sem o essencial detalhe que falta?

Bem, faltava só a aprovação da direção, em São Paulo. Mas como foi dito, era apenas um detalhe. Bastava mandar o portfólio e conversar com a direção. Só pra ficar claro quem, na verdade, estava contratando o cara.

Segue portfólio, via Sedex 10, para São Paulo. E dois dias depois acontece o diálogo revelador nas suas entrelinhas:

- Muito boa a sua pasta, mas você não tem nenhum material de below? Pergunta o diretorzão.

- Bem, responde o candidato, é uma pasta de propaganda e, você sabe, ideia é ideia.

- Sim, eu sei, insiste o diretorzão, mas você tem que entender que somos uma agência de BTL.

- Olha, vou ser sincero, acrescentou o criativo, sentindo a inutilidade da conversa. Comecei em Marketing Direto, fiz estágio em agência de Merchandising, inventei de um monte promoções. Sou do tempo em que a dupla criava todas as peças da campanha: filme, anúncio, outdoor, material de PDV, broadside, chaveiro, boné e o que mais pedisse o job. Passei a maior parte da minha vida carregando um caminhão de peças impossíveis de serem acondicionadas numa pasta sem deixar um pedaço para fora e agora que, finalmente, me livrei de todas elas você está me pedindo para para vê-las? É isso?

- Bem, ponderou o diretor, acho que podemos dar um jeito…
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