Nosso querido Bob

Recentemente, o mercado foi surpreendido pela notícia que, depois de mais de 20 anos dirigindo a criação mundial da Saatchi&Saatchi, Bob Isherwood está deixando a famosa agência inglesa pela qual já passaram grandes nomes da propaganda mundial.

Para quem não conhece a sua história, Bob nasceu nos subúrbios de Melbourne, Austrália. Aos 13 anos começou a trabalhar como aprendiz de mecânico. Aos quinze, foi admitido numa escola de artes no curso de desenho publicitário. Segundo ele mesmo, contrariando todas as previsões. Desde então, a sua carreira foi marcada por inúmeras premiações, está no Clio Hall of Fame e ganhou o primeiro Leão de Ouro em Cannes para a Austrália, na categoria de filme.

Minha admiração pela sua história na propaganda começou quando fui, gentilmente, convidado pelo CCPR para orientar a oficina 4x4, na área de direção de arte. Confesso que, na época, não precisei pensar muito para eleger o The Art Direction Book como a referência central do módulo. O livrão, publicado pelo D&AD, reúne o trabalho dos 28 mais celebres diretores de arte do mundo. Incluindo é claro: Isherwood.

Na ocasião, para ajustar a apresentação ao tempo, separei uns 15 profissionais, se não me engano. O critério da escolha se deteve muito mais àquilo que eles tinham a dizer sobre a profissão do que propriamente ao trabalho de cada um. Até porque todos eles são geniais nos seus ofícios. E foi em função da carreira exemplar e das declarações didáticas que Bob Isherwood me chamou a atenção e ganhou destaque no módulo.

Aproveito então essa deixa para, novamente, reproduzir aqui as suas cinco máximas, que ele chamou de “Cinco coisas que eu sei sobre direção de arte”.

1 - Se você quer ser um dos melhores do mundo tente trabalhar com aqueles que já são.

2 - Tenho aprendido mais com os redatores do que outros diretores de arte. Afinal, para se fazer um bom texto você tem que saber muito mais sobre o produto do que a maioria dos diretores de arte está preocupada em conhecer.

3 – Inverta o processo de criação – deixe a idéia fazer a direção de arte para você.

4 – Afetação torna a propaganda datada.

5 - Perseverança é uma qualidade maior que talento.
Portfolio ...|... Revista ...|... Below ...|... Jornal ...|...Design...|... Contato ..|..Alltype..|